Antes de
começar com o conteúdo em si devemos levantar algumas questões. Dentre elas o
enfoque. Para quem será ministrado
determinado conteúdo?
Na Física
o tema é tratado com enfoque mais teórico, apesar de que para a construção do
conceito são necessários alguns conhecimentos prévios tais como uma base de
cálculo diferencial e integral sólida. Física não é só cálculo. Ela consiste
também em compreender como os conceitos fundamentais podem ser concebidos e
como podem ser interligados entre si.
Para os
estudantes de Engenharia o tema é tradado com mais objetividade. Os assuntos são desenvolvidos para aplicações
diretas. Em outras palavras, o embasamento teórico nem sempre é aprofundado.
Mas, e se
alguém for tentar aprofundar-se na matéria sozinho?
Atualmente
contamos com aplicativos que concretizam os conceitos abstratos usando
estratégias visuais. Experiências sempre auxiliam em qualquer estudo. Mas algo
tão abstrato quanto eletroestática e magnetismo nem sempre é compreensível pela
via das simples experiências. Sorte que vivemos na era tecnológica. Não existem
somente experiências reais, existem as virtuais.
Dito
isto, comecemos pela Lei de Gauss e a dificuldade em compreendê-la.
Um artigo
da Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias de 2007 com o titulo: “Simulações
computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade e da Lei de
Ampère em nível de Física Geral”, discute meios de simplificar o tema pelo uso
de simulações computacionais.
Utilizando uma
aprendizagem significativa de interação social (Moreira, 2006) foi levantada
uma abordagem de ensino diferente do chamado “sistema bancário”. Nele a
aprendizagem de Física foi visual com uso de computadores. A ideia de uma
simulação não é só demonstrar o efeito. Ela aumenta a capacidade cognitiva dos
alunos. Em outras palavras, ensina a pensar.
A Observação nos induz
a pensar e a construir as ideias.
Pesquisar no Google nem
sempre significa uma pesquisa de qualidade. Ainda sou fã de biblioteca. Além do
seu assunto de interesse acabamos adentrando noutros temas que auxiliam a
formar o conceito.
Os simuladores são
ferramentas que ajudam na construção de determinado tema ou assunto. Podem ser
bonitinhos, feios, difíceis num primeiro momento, mas foram construídos para
algum propósito.
Vamos retomar as
dificuldades de aprendizagem com relação a lei de Gauss.
Irei desenvolver o tema
de eletroestática e magnetismo através de aplicativos já testados explicando
sua utilização para construção dos conceitos.
Este propósito partiu da
disciplina de Eletricidade e Magnetismo do curso de graduação em Física. Quando
cursei essa disciplina pela primeira vez senti dificuldades na compreensão do
conceito da lei de Gauss. Pensava em aplicá-la sem uma real dimensão de sua
importância nos modelos de eletricidade e magnetismo.
Na segunda vez que
cursei a disciplina a proposta de estudo do tema foi feita de modo a
privilegiar o estudo e a comparação dos conceitos de eletricidade e magnetismo
em diferentes fontes, a saber livros texto. Tomei contato com o Lectures on
Physics de Richard Feymann além dos mencionados na tabela a seguir.
Livro
|
Autor
|
Abordagem
|
Lectures on Physics
|
Richard Feyman
|
Inserido na Eletroestática, mais
dedutivo, requisita maiores conhecimentos (diferencial, densidade de carga,
gradiente)
|
Física Vol. 3
|
John P. Mackelvey
|
Dedutivo e explicativo
|
Física Vol.2
|
Frederick J. Keller
|
Passo a passo dos temas necessários
para chegar ao tema principal
|
Eletromagnetismo
|
Cláudio Graça
|
Passo a passo com vários exemplos
|
Física Vol. 3
|
Moyses Nussenzveig
|
Direto com ênfase na simetria
|
Física Vol. 2
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Tipler
|
Antes de chegar na lei explica a parte de Fluxo porém sem ênfase no
conceito matemático (Apêndice) já unificando a lei de Coulomb com a Lei de
Gauss.
|
Física Vol 3
|
Halliday
|
voltado para engenharia devido a
uma teoria mais enxuta porém com enorme quantidade de exemplos práticos
|
O professor da disciplina solicitou que eu estabelecesse uma comparação na forma pela qual os autores tratavam do tema. Diante das diferenças concluímos que uma maneira eficiente de tomar contato com o assunto é entrar em contato com as diferentes abordagens desse conteúdo. Daí nasceu a ideia de compartilharmos essa experiência ampliando a abordagem com aplicativos, artigos e considerações pessoais realizadas no decorrer da disciplina.
Dessa minha experiência
conjunta com meu professor (mais orientador do que professor) surgiu o projeto
de tentar passar a outros a experiência vivida. A fim de compartilhar essa
vivência com pessoas interessadas produzimos o material que segue.
link do artigo: http://hdl.handle.net/10183/94528
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