Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ondas estacionárias em um microondas


Veja o vídeo ao lado sobre ondas estacionárias em um microondas:


Ondas estacionárias são ondas que não se propagam pelo meio, em exemplo ondas estacionárias em uma corda. Essas ondas só iram surgir em acordo com uma variedade de condições. Necessitam que uma energia seja fornecida no sistema com uma freqüência apropriada ou seja, que o sistema atinja sua frequência natural fenômeno mais conhecido como Ressonância. A ressonância será notada através de um aumento da amplitude resultante das vibrações onde se cria ondas estacionárias de máxima amplitude para freqüências específicas da fonte.

Ao aplicar-se diferentes frequênçãs que atinjam a frequência natural tem-se o harmônico onde serão desde o harmônico fundamental, ao segundo, terceiro e assim por diante.

Pensando em uma corda presa em suas extremidades chamada de nós.

Em exemplo a figura ao lado onde tem-se o comprimento da corda em metade do comprimento de onda onde . Quando dobra-se da freqüência anterior tem-se um comprimento de corda completo seguindo-se assim para as demais freqüências:

 Observando o microondas tem-se na parte superior da parede lateral do forno a existência de uma região onde se encontra uma fonte de ondas denominada “tubo magnetron”. Esse tubo é responsável pela geração das ondas eletromagnéticas na faixa de microondas que, em razão dessa freqüência de ressonância, são refletidas pelas paredes metálicas internas do forno assim como uma corda de extremidades fechadas. A cavidade é projetada de forma a “aprisionar” as microondas que saem do tubo magnetron onde permaneceram ali como ondas estacionárias, até serem absorvidas pelo alimento ou serem dissipadas no ar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário